segunda-feira, 15 de março de 2010

Discurso de Lula sobre os Jogos Olimpicos de 2016

"Com muito orgulho represento aqui as esperanças e sonhos de mais de 190 milhões de brasileiros. Estamos todos unidos torcendo pelo Rio de Janeiro. Somos um povo apaixonado pelo esporte e pela vida. Um Brasil de homens e mulheres de todos os continentes. Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado. Digo com toda franqueza. Chegou a nossa hora. Somos a décima economia do mundo e ainda não sediamos os Jogos Olímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será algo inédito.
"Está na hora de corrigir esse desequilíbrio. O COI já mostrou ser capaz de vencer desafios. Introduziu novas modalidades, aderiu novas tecnologias. O desafio agora é outro: expandir as Olimpíadas para um novo continente, para um país tropical. Temos todas as garantias possíveis para a realização dos Jogos e estamos conscientes do legado que ficará para o Rio. O Brasil vive um excelente momento. Enfrentamos a crise que afeta diversas nações. As portas do Brasil estão abertas. Precisamos do apoio da visão do futuro. Os Jogos Olímpicos do Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheio da paixão do povo brasileiro".

Postagem 01- Tom Apelativo

Evidenciado em várias partes do discurso de Lula, o movimento estratégico do tom apelativo se torna mais presente na seguinte parte do texto: “Estamos todos unidos torcendo pelo Rio de Janeiro. Somos um povo apaixonado pelo esporte e pela vida. Um Brasil de homens e mulheres de todos os continentes. Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado.”
Observa-se quando diz no discurso que somos apaixonados pela vida e pelo futebol Lula se utiliza de apelos emocionais, criando uma espécie de aproximação entre todos os brasileiros e o mundo, já que todos consideram o brasileiro como amantes do futebol.Traz uma certeza que serão inesqueciveis os jogos olimpicos do Rio, pois o povo estará cheio de paixão, de portas abertas na espera da confirmação da eleição. Essa é uma boa estratégia de convencimento que fundamenta e ajuda no seu propósito.Lula realmente passa que o Brasil é o país do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário