domingo, 14 de março de 2010

MOVIMENTO ESTRATÉGICO UTILIZADO NA CAMPANHA ELEITORAL DO ILUSTRISSIMO REITOR VALENTIM


DIVULGAÇÃO

Na campanha eleitoral do reitor foi utilizada a divulgação através de folders, cartazes, faixas, internet e como não poderiam faltar os famosos santinhos.
Os informativos distribuídos na faculdade e durante a campanha era de cor verde bebê transmitindo uma idéia de novo, de esperança.
Nos panfletos Valentim aparece à esquerda na frente de Amália candidata a vice.
Mostrando hierarquia.
O tema da campanha era CONSOLIDAR E INOVAR, ora, o verbo no infinitivo implicam ação, mobilização, dinâmica, ou seja, o homem quer trabalhar e não é trabalhar de qualquer maneira, pois, logo vem a frase COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
No início da proposta do programa de gestão ele se apresenta como alguém com histórico de vivencia universitária que desenvolvia suas ações de educação de forma sistemática, contínua e transparente.
Nesse trecho ele constrói o ethos da experiência, e mostra o quanto é um candidato com potencial.
Para minimizar o desgaste e preservar sua imagem ele utilizou como estratégia política visitar o campus XIX no período da tarde.
E porque não no período noturno?
Provavelmente, porque iria se encontrar com pessoas mais maduras, com outros questionamentos, um maior numero de estudantes.
Todavia, se não tivesse estudado sobre as estratégias políticas, tal questionamento dificilmente existiria, passando despercebido como acontece com os diversos eleitores. Quer seja na candidatura para a reitoria, quer seja para vereador, deputado, presidente da República a postura é a mesma.
Por esse motivo optei por falar sobre a divulgação.
A divulgação é o meio pelo qual é exposta a proposta dos candidatos. Uma divulgação bem elaborada pode conquistar a afeição e a confiança de muitos eleitores resultando assim na vitoria do candidato.

Eliudes Santos

Um comentário:

  1. Caberia aplicar aqui o conceito de ethos. Faltou articular os conceitos apresentados no livro de Citelli.

    ResponderExcluir